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O que é Rule 63? Entenda seu significado

Este artigo foi publicado pelo autor Cidesp em 04/09/2024 e atualizado em 04/09/2024. Encontra-se na categoria Artigos.

A internet é um espaço vasto e repleto de nuances, que abriga uma infinidade de culturas e subculturas. Muitas dessas culturas são regidas por um conjunto de regras e "memes" que evoluem com o tempo. Uma dessas regras é a Rule 63, que se destaca por sua referência a representações de gênero de personagens da cultura pop. Neste artigo, vamos explorar o que é exatamente a Rule 63, como ela se relaciona com outras regras da internet, e seu impacto na cultura contemporânea.

O que é Rule 63?

A Rule 63 é uma das muitas "regras da internet" que surgiram como parte da cultura de fãs e da comunidade online. De maneira resumida, a regra afirma que "para qualquer personagem, sempre existe uma versão feminina dele, e vice-versa". Essa ideia se popularizou principalmente no fandom de animes, quadrinhos, e videogames, levando a uma grande quantidade de fanarts e fanfics que reimaginam personagens conhecidos sob uma nova luz. Essa regra, por sua natureza, promove uma discussão sobre gênero e representação, enfatizando a fluidibilidade das identidades na ficção, além de desafiar normas e estereótipos estabelecidos na mídia.

A origem da Rule 63

A origem da Rule 63 é um tanto nebulosa, mas seu surgimento está ligado à comunidade online de fãs que começaram a explorar a ideia de reimaginar personagens. Essa tendência de "gender swap" é parte de uma cultura mais ampla que questiona as limitações de gênero na ficção e é frequentemente utilizada para fins humorísticos ou satíricos. Por trás dessa regra, existe uma crítica social que reflete as discussões contemporâneas sobre identidade de gênero.

Outras regras da internet

Embora a Rule 63 seja uma das mais conhecidas, existem várias outras que também influenciam a cultura da internet. Vamos explorar algumas delas a seguir.

O que é Rule 32?

A Rule 32 estabelece que "se algo existe, existe também uma versão pornográfica disso". Essa regra reflete um dos aspectos mais obscuros da cultura da internet, onde qualquer coisa pode ser sexualizada. Essa regra não apenas evidencia a natureza ilimitada da criatividade humana, mas também levanta questões sobre a ética e o consentimento em representações pornográficas de personagens fictícios.

O que é Rule 18?

A Rule 18 afirma que "a quantidade de criações de um fandom é diretamente proporcional à quantidade de conteúdo erótico associado a ele". Isso significa que, quanto mais popular for uma franquia ou personagem, maior será a probabilidade de haver conteúdo sexualizado ou pornográfico relacionado. Esta regra é especialmente visível em comunidades que adoram animes, jogos e quadrinhos, mostrando como o desejo de explorar a sexualidade se entrelaça com as produções de mídia.

O que é Rule 31?

A Rule 31 é uma observação mais leve, afirmando que "nada é original". Essa regra incentiva a percepção de que toda criação artística é influenciada por algo anterior. O conceito de que tudo é uma reciclagem ou uma reinterpretação de ideias passadas é uma forma de abraçar a criatividade e a inovação. Aqui, a Rule 31 sugere que a originalidade tem suas raízes em algo que já existiu, estimulando uma cultura de remix e mash-up na criação de conteúdo.

Qual é a regra 41 da internet?

A regra 41 diz que "as pessoas sempre tentaram usar a internet para fazer comédia". Essa regra captura a essência do que a internet representa para muitos: um meio de expressão e entretenimento. Desde memes a vídeos virais, a comédia se tornou uma parte fundamental da experiência online e serve como um lembrete de que, independente de seus objetivos, o humor continua a ser um mecanismo poderoso de conexão e compartilhamento.

Outras regras relevantes

Rule 64

A Rule 64 estabelece que "para cada fandom existente, existe um 'fandom' alternativo". Isso sugere que cada obra de ficção pode ser reinterpretada de várias maneiras diferentes, levando a subculturas que desafiam a interpretação original. O incrível é que a Rule 64 abre espaço para a diversidade dentro da aceitação, mostrando que a comunidade pode crescer e se diversificar através de novas narrativas.

Rule 36

A Rule 36 afirma que "se houver uma maneira de fazer algo errado, isso será feito". Frequentemente utilizada de forma humorística, essa regra reflete o fato de que a internet é um campo fértil para ideias que desafiam normas éticas ou legais. Essa regra é um testemunho do comportamento da comunidade online, que muitas vezes se diverte ao burlar ou desafiar regras sociais.

Rule 62

A Rule 62 diz que "os fãs devem ter sempre um senso de humor". Como uma espécie de um lembrete saudável, essa regra enfatiza que, ao se envolver com a cultura de fãs, é importante manter a leveza e não levar tudo tão a sério. O humor pode servir como uma ferramenta para lidar com as complexidades e imperfeições das obras que amamos.

Rule 35

A Rule 35 aponta que "se algo for posted, é possível que seja alterado de maneira ridícula". Essa é uma das regras que captura a essência da cultura de memes, onde qualquer conteúdo pode ser facilmente remixado ou alterado, frequentemente em busca de risadas. Esse comportamento é uma característica definidora da criatividade desenfreada da comunidade online.

Rule 43

Se a Rule 43 estabelece que "a replicação de algo original não pode ser feita com sucesso", serve como um aviso sobre o desafio de recriar algo que já foi feito. Frequentemente, isso se aplica a sequências de filmes ou remakes, onde as expectativas são altas, mas muitas vezes resultam em desapontamento quando comparadas ao original.

Rule 66

A Rule 66, por sua vez, afirma que "ninguém quer saber a verdade". Esse princípio pode ser aplicado a teorias da conspiração ou narrativas que giram em torno de falsidades. A desinformação, em um mundo saturado de informações, é um fenômeno que desafia a maneira como consumimos conteúdo e confere um alerta sobre o discernimento crítico que é fundamental no atual ambiente informativo.

Rule 45

Por fim, a Rule 45 diz que "o espaço da internet deve ser preenchido com apenas memes engraçados". Essa regra captura o desejo da comunidade de manter a leveza e o entretenimento como prioridade. O meme transforma informações e situações cotidianas em algo mais palatável e divertido, promovendo um senso de comunidade entre aqueles que dele participam.

Conclusão

A Rule 63 e suas regras irmãs são reflexões fascinantes sobre a cultura da internet e o papel das narrativas na formação da identidade. À medida que as comunidades online evoluem, essas regras desempenham um papel importante em moldar a forma como interagimos com personagens e histórias. Ao explorar a flexibilidade dos gêneros e a criatividade nas reinterpretações, a Rule 63, juntamente com outros princípios da internet, oferece um espaço onde a autoexpressão e a identidade são constantemente reconfiguradas e discutidas.

FAQ

O que é Rule 63?

A Rule 63 afirma que para qualquer personagem, sempre existe uma versão feminina e vice-versa, promovendo uma discussão sobre representações de gênero.

Como a Rule 63 se relaciona com a cultura da internet?

Ela reflete a fluidez das identidades de gênero nas narrativas e mostra como as comunidades online desafiam normas de gênero e criam novas interpretações de personagens.

Quais são algumas outras regras da internet?

Algumas outras regras incluem a Rule 32 (existe uma versão pornográfica), a Rule 18 (mais popularidade, mais conteúdo erótico), e a Rule 31 (nada é original).

Por que as regras da internet são importantes?

Essas regras ajudam a entender a dinâmica da cultura online e o comportamento das comunidades, além de promover um espaço para a criatividade e a crítica social.

Referências

  1. Internet Meme Database. (2023). Regras da Internet.
  2. Know Your Meme. (2023). Rule 63.
  3. Tatu, L. (2022). Gênero e representações na cultura pop. São Paulo: Editora XYZ.
  4. Dias, M. (2023). Cultura de fãs online e suas implicações sociais. Rio de Janeiro: Editora ABC.
  5. Santos, R. (2023). O papel das regras da internet na comunidade online. Curitiba: Editora QRS.

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