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Fivem MLO Básico: Como Fazer no Blender Passo a Passo

Este artigo foi publicado pelo autor Cidesp em 20/09/2024 e atualizado em 20/09/2024. Encontra-se na categoria Artigos.

O desenvolvimento de conteúdos personalizados para o FiveM, uma plataforma de modding para o jogo Grand Theft Auto V, tem ganhado popularidade entre os gamers e desenvolvedores. Um dos aspectos mais empolgantes nessa criação de conteúdo é a possibilidade de criar MLOs (Map Location Objects), que são estruturas 3D que podem ser integradas ao jogo para adicionar novos locais, interiores e interações. Neste guia, vamos explorar como você pode criar seu próprio MLO básico utilizando o Blender, uma ferramenta poderosa e gratuita de modelagem 3D. O objetivo deste artigo é fornecer um passo a passo detalhado, abrangendo desde a instalação do Blender até a exportação do seu projeto para FiveM.

O que é um MLO?

Um MLO, ou Map Location Object, é essencialmente um modelo 3D que representa um local que pode ser persistentemente adicionado ao mundo do GTA V. Diferentemente de objetos normais, MLOs possuem a capacidade de modificar o ambiente de forma mais complexa. Isso significa que você pode criar interiores, edifícios e outros locais que não apenas aparecem, mas também interagem de maneira realista com o mundo do jogo.

O que você vai precisar

Antes de começarmos, é importante que você tenha as ferramentas certas. Aqui está uma lista do que você precisará ter instalado e configurado:

  1. Blender: Certifique-se de baixar e instalar a versão mais recente do Blender, que está disponível no site oficial.
  2. FiveM: É essencial ter uma cópia do FiveM instalada em seu computador.
  3. Add-On de exportação: O Blender não exporta diretamente para o formato que o FiveM utiliza. Você precisará instalar um add-on específico para isso, como o 'GTA V Tools'.
  4. Texturas e referências: Imagens e texturas que você pode usar em seu modelo.

Instalando o Blender

Passo 1: Download do Blender

Visite o site oficial do Blender e faça o download da versão mais recente. A instalação é bem simples, apenas siga as instruções do assistente de instalação.

Passo 2: Configurando o Blender

Após a instalação, abra o Blender. Você verá uma interface um pouco complexa à primeira vista, mas não se preocupe, vamos descompô-la. A primeira coisa que você pode fazer é ajustar as configurações para facilitar o uso.

  1. No menu superior, vá até Edit > Preferences.
  2. Sob a aba Interface, você pode ajustar o tema e a configuração de visualização.
  3. Na aba Add-ons, você pode habilitar os add-ons que você instalará mais tarde.

Criando seu primeiro MLO

Passo 1: Configurando a Cena

Ao abrir o Blender, você verá um cubo padrão. Este cubo pode ser a base para seu primeiro MLO! Vamos começar a configurar a cena:

  1. Selecione o cubo e pressione X para excluí-lo, ou apenas clique com o botão direito e escolha Delete.
  2. Vá para o menu Add no canto superior esquerdo e selecione Mesh > Plane para adicionar uma superfície plana.

Passo 2: Modelando a Estrutura

Agora que você já tem um ponto de partida, vamos começar a modelar a estrutura do MLO.

Criando as Paredes

  1. Selecione o Plane e pressione Tab para entrar no modo de edição.
  2. Pressione E para extrudar e arraste para cima formando as paredes.

Adicionando Detalhes

Adicionar detalhes ao MLO torna-o mais interessante. Use as ferramentas de modelagem do Blender, como Inset Face (I), Loop Cut (Ctrl + R), e Bevel (Ctrl + B) para adicionar variações e detalhes.

Passo 3: Aplicando Texturas

Após modelar a estrutura, o próximo passo é aplicar texturas.

  1. No modo de edição, selecione a face que deseja texturizar.
  2. Vá até a aba Material Properties.
  3. Crie um novo material e escolha uma textura que você deseja aplicar à superfície.
Trabalhando com UV Mapping

Para que a textura seja aplicada corretamente, você precisará ajustar as UVs:

  1. Com a face selecionada, pressione U e escolha Smart UV Project.
  2. Ajuste conforme necessário no editor UV.

Exportando o MLO para FiveM

Passo 1: Configurando o Add-On

  1. Certifique-se de que o add-on mencionado anteriormente (como o GTA V Tools) está instalado e ativado nas preferências do Blender.
  2. Vá até File > Export e escolha a opção correta para o seu MLO.

Passo 2: Criando os arquivos de recurso

Para que o FiveM reconheça seu MLO, você precisará criar alguns arquivos adicionais:

  1. Crie uma pasta dentro do diretório de recursos do FiveM. Dê a ela um nome descritivo.
  2. Adicione um arquivo __resource.lua ou fxmanifest.lua dependendo da versão que você está utilizando.
  3. Use a estrutura correta no arquivo para garantir que seu recurso seja carregado.

lua fx_version 'cerulean' games { 'gta5' }

files { 'seu_mlo.yft', 'seu_mlo.ytd', }

data_file 'DLC_ITYP_REQUEST' 'stream/seu_mlo.ytyp'

Testando seu MLO no FiveM

Passo 1: Carregando o recurso

Inicie o FiveM e entre em uma de suas sessões locais. Ative o seu recurso através do menu de administração.

Passo 2: Verificando a Aparição do MLO

Uma vez no jogo, teste seu MLO para garantir que ele aparece e funciona como esperado. Use comandos para teletransportar-se para as coordenadas do seu MLO, e veja se a interação está correta.

Dicas para Aprimorar seus MLOs

Pesquise e Aprenda

Sempre procure tutoriais adicionais, vídeos e guias que possam enriquecer sua compreensão do Blender e do desenvolvimento para FiveM.

Participe de Comunidades

Junte-se a comunidades online, como fóruns de modding e Discords dedicados ao FiveM, para discutir suas criações e obter feedback.

Conclusão

A criação de MLOs para o FiveM pode parecer desafiadora no início, mas com as ferramentas certas e um pouco de prática, você pode criar locais impressionantes que melhoram a experiência de jogo. Lembre-se de sempre experimentar e não hesitar em ajustar e reimaginar seus designs à medida que avança. Com o tempo, sua proficiência em Blender e no desenvolvimento de MLOs crescerá, permitindo que você se destaque na comunidade de modding.

FAQ

O que é FiveM?

FiveM é uma plataforma de modding para GTA V que permite que os jogadores criem servidores personalizados e joguem em modos de jogo inventivos, fora do conteúdo original do jogo.

Preciso de habilidades de programação para criar MLOs?

Não necessariamente. Embora algum conhecimento básico de programação possa ajudar, grande parte do processo de criação de MLOs pode ser feito através de ferramentas de modelagem 3D como o Blender.

É legal criar MLOs para o FiveM?

Sim, desde que você não use ativos protegidos por direitos autorais sem autorização. Sempre crie seus próprios modelos e texturas ou use recursos que sejam de domínio público.

Referências


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