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Como Tirar Ar do Sistema de Arrefecimento de Forma Simples

Este artigo foi publicado pelo autor Cidesp em 04/09/2024 e atualizado em 04/09/2024. Encontra-se na categoria Artigos.

O sistema de arrefecimento é uma parte vital do motor do seu veículo, responsável por regular a temperatura do motor e evitar superaquecimentos. Contudo, a presença de ar no sistema pode prejudicar seu funcionamento, causando sérios problemas e até danos permanentes ao motor. Neste artigo, exploraremos como identificar e entender os problemas relacionados ao ar no sistema de arrefecimento, além de oferecer métodos simples para remover esse ar de forma eficaz.

O que acontece quando tem ar no sistema de arrefecimento?

Quando há ar acumulado no sistema de arrefecimento, a circulação do líquido refrigerante é comprometida. Isso pode resultar em superaquecimento do motor, já que o líquido não consegue alcançar e resfriar todas as partes necessárias. A presença de ar pode causar bolhas de vapor, o que impede a transferência de calor e, consequentemente, provoca um aumento excessivo na temperatura do motor. Além disso, esse fenômeno pode levar à formação de pontos quentes no motor, que podem resultar em danos graves, como queima de válvulas e até a necessidade de uma substituição completa do motor.

Um dos principais sinais de que há ar no sistema de arrefecimento é a formação de bolhas no reservatório do líquido refrigerante, além de um funcionamento irregular do termostato. Se o veículo está apresentando superaquecimento frequente, mesmo após a troca do líquido refrigerante, pode ser um indicativo de que o sistema precisa ser purgado.

O que faz dar entrada de ar no sistema de arrefecimento?

A entrada de ar no sistema de arrefecimento pode ocorrer por diversas razões. Uma das principais causas é a presença de vazamentos, que podem se dar em mangueiras, radiadores ou mesmo no próprio motor. Esse ar pode entrar quando o líquido refrigerante está em nível baixo, criando espaço para o ar contraindo e expandindo com as variações de temperatura.

Outra causa comum é a má vedação da tampa do radiador. Se essa tampa não estiver funcionando corretamente, ela pode permitir que ar entre no sistema enquanto o carro está em funcionamento. Além disso, um sistema de arrefecimento que foi previamente purgado inadequadamente pode acabar voltando a acumular ar, prejudicando todo o funcionamento.

O que faz dar pressão no sistema de arrefecimento?

A pressão no sistema de arrefecimento é gerada pelo aquecimento do líquido refrigerante. Quando o motor funciona, a temperatura do líquido sobe, fazendo com que ele se expanda e a pressão interna aumente. O sistema de arrefecimento é projetado para suportar uma certa quantidade de pressão, geralmente controlada por uma válvula de alívio na tampa do radiador.

Entretanto, se a pressão se tornar excessiva, pode ser um sinal de que há obstruções no sistema, como um termostato defeituoso ou um radiador entupido. Além disso, um excesso de pressão também pode indicar a presença de gases de combustão no sistema, o que pode ser um sinal de problemas mais sérios, como um cabeçote de motor danificado.

O que usar para limpar o sistema de arrefecimento?

Para manter o sistema de arrefecimento em bom estado, é recomendado utilizar produtos específicos para limpeza do sistema. Existem muitos produtos disponíveis no mercado que podem ajudar a remover incrustações e depósitos de sujeira que podem prejudicar o desempenho do sistema.

Antes de aplicar qualquer produto, é importante seguir as instruções do fabricante. Geralmente, esses produtos devem ser adicionados ao líquido refrigerante e deixados agir por um determinado período. Após isso, é necessário drenar o sistema completamente e enxaguá-lo com água limpa antes de adicionar o novo fluido refrigerante.

Como tirar ar do sistema de arrefecimento motor AP?

O motor AP é um dos mais conhecidos em veículos brasileiros. Para remover o ar do sistema de arrefecimento deste motor, siga esses passos:

  1. Estacione o veículo em um local plano e desligue o motor. Deixe o motor esfriar.
  2. Localize a válvula de sangria do sistema de arrefecimento, que geralmente está localizada na parte superior do bloco do motor.
  3. Abra a tampa do radiador e, em seguida, a válvula de sangria.
  4. Adicione líquido refrigerante no radiador até que comece a sair pelo orifício da válvula de sangria.
  5. Feche a válvula de sangria e a tampa do radiador, garantindo que está bem vedada.
  6. Arranque o motor e deixe-o funcionar até que atinja a temperatura de operação. Isso ajudará a evacuar qualquer ar residual.
  7. Verifique o nível do líquido refrigerante após alguns minutos e complete, se necessário.

Como tirar ar do sistema de arrefecimento Palio Fire?

O processo para remover ar do sistema de arrefecimento do Palio Fire é simples e pode ser realizado rapidamente. Siga as instruções abaixo:

  1. Estacione o veículo em uma superfície plana e espere o motor esfriar completamente.
  2. Localize o reservatório de expansão e abra a tampa.
  3. Abra a válvula de sangria, que geralmente está localizada na parte superior do radiador, para permitir que o ar escape.
  4. Adicione líquido refrigerante até que comece a sair pela válvula de sangria.
  5. Feche a válvula de sangria.
  6. Ligue o motor e deixe-o aquecer até a temperatura normal. Isso pode ser feito pelo termômetro do painel.
  7. Verifique o nível do líquido refrigerante e complete, se necessário.

Ar no sistema de arrefecimento faz baixar água?

Sim, a presença de ar no sistema de arrefecimento pode causar a baixa do nível de água do radiador ou do reservatório de expansão. Quando há bolhas de ar, o líquido refrigerante não circula corretamente, o que pode levar a uma vaporização excessiva do líquido. Essa situação pode resultar em um nível de água abaixo do ideal, aumentando o risco de superaquecimento e danos ao motor.

Além disso, se o líquido refrigerante está evaporando devido a alta temperatura gerada pela falta de circulação, isso pode levar a uma situação em que você tenha que adicionar água ou refrigerante com frequência, o que pode mascarar um problema maior.

Como tirar ar do sistema de arrefecimento Gol G5?

Para realizar a purga do sistema de arrefecimento do Gol G5, o procedimento é parecido com outros modelos. Siga os passos abaixo:

  1. Estacione o veículo em um local plano e desligue o motor.
  2. Abra o capô e a tampa do radiador, permitindo que o sistema esfrie.
  3. Procure a válvula de sangria, que geralmente fica na parte do bloco do motor ou no aquecedor.
  4. Abra a válvula de sangria e complete o radiador até que comece a vazar líquido.
  5. Feche a válvula de sangria.
  6. Ligue o motor e deixe-o funcionar por alguns minutos. Observe o termômetro para garantir que não há superaquecimento.
  7. Verifique o nível do líquido e ajuste, se necessário.

Como tirar ar do sistema de água?

No caso de sistemas de arrefecimento que utilizam água, o procedimento é similar:

  1. Estacione o veículo em uma superfície plana e espere esfriar.
  2. Abra a tampa do reservatório de água ou do radiador.
  3. Abra a válvula de sangria (se existir).
  4. Adicione água até que ela comece a sair pela válvula de sangria.
  5. Feche a válvula de sangria e a tampa do reservatório.
  6. Ligue o motor e deixe funcionar até que chegue a temperatura normal.
  7. Verifique o nível da água e complete se necessário.

Como tirar ar do sistema de arrefecimento Fiesta?

Para o Ford Fiesta, a remoção de ar do sistema de arrefecimento deve ser feita da seguinte forma:

  1. Estacione o veículo em um local plano e desligue o motor.
  2. Abra a tampa do radiador e localize a válvula de sangria.
  3. Abra a válvula de sangria e adicione líquido refrigerante até que comece a sair pelo orifício.
  4. Feche a válvula de sangria, garantindo que não há vazamentos.
  5. Ligue o motor e deixe-o funcionar por cerca de 10 minutos. Isso permitirá que o sistema atinja a temperatura ideal.
  6. Verifique o nível do líquido e complete, se necessário.

Como saber se tem ar no sistema de arrefecimento?

Identificar a presença de ar no sistema de arrefecimento pode ser realizado por alguns sinais. Aqui estão os principais indicadores:

Como tirar ar do sistema de arrefecimento Ford Ka?

Para o Ford Ka, siga o seguinte processo para eliminar ar do sistema de arrefecimento:

  1. Estacione em uma área plana e desligue o motor.
  2. Abra a tampa do radiador e localize a válvula de sangria.
  3. Abra a válvula de sangria e adicione líquido refrigerante até que ele comece a sair.
  4. Feche a válvula de sangria.
  5. Ligue o motor e monitore a temperatura.
  6. Verifique o nível do líquido e complete se necessário.

Conclusão

Remover ar do sistema de arrefecimento é uma tarefa fundamental para garantir o bom funcionamento do motor e evitar danos sérios. Identificar os sinais de que há ar no sistema, bem como saber como realizar a purga de forma correta, pode fazer toda a diferença na manutenção do seu veículo. Além disso, usar produtos adequados para limpeza e garantir que não haja vazamentos são passos essenciais para evitar problemas futuros. A manutenção preventiva é sempre mais econômica do que a correção de falhas já ocorridas.

FAQ

1. Com que frequência devo purgar o sistema de arrefecimento? - Recomenda-se realizar a purga a cada troca de líquido refrigerante ou se perceber sinais de ar no sistema.

2. É normal ter ar no sistema de arrefecimento? - Não, a presença de ar é indesejável e deve ser eliminada para evitar o superaquecimento do motor.

3. Posso realizar essa tarefa sozinho? - Sim, seguindo as instruções corretas e tendo cuidado, você pode realizar a purga do sistema em casa.

4. Qual líquido é recomendado para o sistema de arrefecimento? - Utilize sempre o líquido refrigerante recomendado pelo fabricante do seu veículo.

Referências


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