Buscar
×

Como Fazer uma Árvore Genealógica Passo a Passo

Este artigo foi publicado pelo autor Cidesp em 04/09/2024 e atualizado em 04/09/2024. Encontra-se na categoria Artigos.

A árvore genealógica é uma representação visual da sua família, que permite identificar e conectar várias gerações de parentes, desde os ancestrais mais distantes até os membros mais novos. Este artigo abordará como fazer uma árvore genealógica passo a passo, além de responder a perguntas comuns e oferecer dicas para a construção desse importante registro familiar.

Por Que Fazer uma Árvore Genealógica?

Investigar e compreender suas origens familiares não só ajuda a preservar a história da sua família, mas também pode aumentar o senso de identidade e pertencimento. Além disso, a elaboração de uma árvore genealógica pode ser uma atividade divertida e educativa, especialmente para as crianças.

Passo a Passo para Criar sua Árvore Genealógica

1. Definindo o Escopo da Árvore Genealógica

Primeiro, é importante definir o escopo da sua árvore genealógica. Você deseja incluir apenas sua família imediata, ou pretende expandir para incluir tios, primos e até mesmo ancestrais mais distantes? Estabelecer claramente os limites da pesquisa ajudará a organizar melhor as informações que você coletará.

2. Coletando Informações

A coleta de dados é um dos passos mais cruciais. Converse com membros da sua família para reunir informações sobre antepassados, datas de nascimento, casamentos e falecimentos. Pergunte sobre histórias familiares, tradições e origens. Registre tudo em um caderno ou um documento digital.

3. Organizando as Informações

Depois de coletar as informações, organize-as de maneira que faça sentido. Uma boa maneira de visualizar isso é classificar os dados em grupos. Por exemplo, seus avós podem ser um grupo, seus pais outro e assim por diante. Essa segmentação irá auxiliar na construção da árvore posteriormente.

4. Escolhendo o Formato da Árvore Genealógica

Há diversas maneiras de apresentar uma árvore genealógica. Você pode desenhá-la à mão, utilizar softwares específicos, ou mesmo plataformas online. Outra opção é usar o Microsoft Word ou Excel, que permitem uma formatação flexível para criar gráficos. Escolha a que melhor se adapta ao seu estilo e necessidades.

5. Usando Modelos

Se for a sua primeira vez criando uma árvore genealógica, considere usar um modelo. Embora muitos aplicativos e sites ofereçam templates prontos, você também pode encontrar modelos gratuitos para download, que facilitarão o processo de criação. Esses modelos geralmente já vêm com uma estrutura básica que pode ser facilmente preenchida.

Qual é a Ordem de uma Árvore Genealógica da Família?

Estrutura Básica da Árvore Genealógica

A árvore genealógica normalmente começa com um indivíduo em particular, que é colocado na parte inferior ou central (dependendo da apresentação). Os pais desse indivíduo são então colocados acima deles, seguidos pelos avós e assim por diante. Essa estrutura em árvore se expande para os lados com tios, primos e outros ramos familiares.

Gerações

É comum organizar as gerações da seguinte forma:

Essa ordem ajuda a manter uma hierarquia visual clara e torna mais fácil para qualquer pessoa entender quem é quem dentro da árvore.

Como Fazer a Árvore Genealógica Grátis?

Ferramentas Online

Atualmente, existem várias ferramentas online que permitem criar uma árvore genealógica gratuitamente. Websites como o MyHeritage, FamilySearch e Ancestry.com oferecem recursos para o usuário montar sua árvore sem custo. Além disso, muitos desses sites permitem a colaboração com familiares, facilitando a coleta de informações.

Aplicativos Móveis

Outro meio de criar sua árvore é utilizando aplicativos móveis que oferecem funcionalidades similares. Pesquise por aplicativos na Play Store ou App Store que permitam criar e armazenar sua árvore genealógica sem despesas.

Como Descobrir a Árvore Genealógica da Família?

Pesquisa em Registros Públicos

Uma das maneiras mais eficientes de descobrir informações sobre sua árvore genealógica é através da pesquisa em registros públicos. Documentos como certidões de nascimento, casamentos e registros de óbitos podem ser obtidos em cartórios e arquivos públicos, e são fontes valiosas de informação.

Entrevistas com Familiares

Conversar com membros mais velhos da sua família pode ajudar a revelar informações que não estão documentadas formalmente. Muitas vezes, histórias e dados podem ser passados oralmente e essas narrativas podem enriquecer sua árvore genealógica.

Como Fazer uma Árvore Genealógica para Escola?

Projeto Educacional

Se você precisa criar uma árvore genealógica para um projeto escolar, comece organizando todas as informações coletadas e aplique nelas os critérios que foram estabelecidos pelo seu professor. Muitas escolas incentivam o uso de criatividade, então, sinta-se livre para incrementar seu trabalho com fotos, desenhos ou até mesmo colagens.

Apresentando sua Árvore

Ao apresentar sua árvore genealógica na escola, tente incluir uma breve introdução sobre a importância da sua família e sobre o que você aprendeu durante a pesquisa. Isso pode ajudar a mostrar a relevância do tema e engajar seus colegas.

Como Fazer uma Árvore Genealógica Simples?

Abordagem Direta

Para uma árvore genealógica simples, foque em incluir apenas os membros mais próximos da sua família, como pais, avós e irmãos. Um modelo básico em formato de diagrama em árvore, feito à mão ou com ferramentas digitais básicas, é suficiente.

Passos para Criar uma Árvore Simples

  1. Comece com você na parte inferior.
  2. Adicione seus pais acima de você.
  3. Coloque os avós acima dos seus pais.
  4. Se desejar, adicione irmãos ao lado.

Árvore Genealógica para Preencher

Se você está procurando por uma árvore genealógica para preencher, existem modelos prontos que podem ser baixados e impressos. Esses modelos já têm os espaço marcados para que você possa rapidamente adicionar o nome e as datas relevantes. Você pode encontrar esses modelos em sites educativos ou através de uma simples pesquisa online.

Exemplo de Árvore Genealógica da Família

Uma árvore genealógica típica pode incluir a geração atual, com o criador da árvore no centro ou na base. Acima dele, estão os pais; acima dos pais, os avós; e assim por diante. Os irmãos podem ser mostrados ao lado e os filhos da geração atual podem ser colocados abaixo.

Exemplo Visual

Avô 1 - Avó 1


Deixe um comentário