Cidesp

Publicado em
Atualizado em

Circule os verbos das frases abaixo de forma fácil


A identificação de verbos em uma frase é uma habilidade essencial para o aprendizado da língua portuguesa, especialmente nas etapas iniciais da formação educacional. Neste artigo, abordaremos de maneira detalhada o que é um verbo, como identificá-lo em frases, os verbos presentes em frases comuns para crianças do 3º e 4º ano, e forneceremos práticas com exemplos que poderão ser úteis para professores e alunos. Além disso, explicaremos como circunscrever os verbos e determinar em qual tempo verbal eles se encontram, promovendo um entendimento mais profundo da função dos verbos na estrutura das sentenças.

O que é verbo?

Os verbos são palavras que expressam ações, estados, ou ocorrências. Na gramática, definimos os verbos como uma das partes fundamentais do discurso, pois são essenciais para formar orações completas e transmitir significados claros. Os verbos podem indicar o que alguém faz, o que está acontecendo ou até mesmo a condição de um sujeito.

Os verbos podem ser classificados em diferentes categorias, como:

  • Verbos transitivos: que exigem um complemento, ou objeto.
  • Verbos intransitivos: que não exigem complemento.
  • Verbos de ligação: que ligam o sujeito a um predicativo.
  • Verbos reflexivos: que indicam que a ação recai sobre o próprio sujeito.

Como achar o verbo em uma frase?

Encontrar o verbo em uma frase pode parecer uma tarefa complexa, mas com algumas dicas, essa habilidade pode ser facilmente desenvolvida. Seguem passos práticos para identificar os verbos em qualquer frase:

  1. Leia a frase atentamente: Preste atenção no que a frase tenta comunicar. Qual é a ação principal?

  2. Procure por palavras que indiquem ação: Muitas vezes, os verbos estão associados a ações físicas ou mentais. Pergunte-se: "O que está acontecendo na frase?"

  3. Identifique o sujeito: O verbo geralmente está relacionado ao sujeito da frase. Pergunte-se: "O que o sujeito está fazendo?"

  4. Observe a conjugação verbal: Os verbos podem aparecer em diferentes tempos e formas, que podem fornecer pistas adicionais sobre a ação.

Quais são os verbos da frase?

Para exemplificar, vamos usar algumas frases específicas. É importante que, ao analisar uma frase, o aluno circule as palavras que tornam-se ações ou estados e depois pratique esse reconhecimento em atividades escolares.

Exemplos práticos:

  1. Papai me chamou para passear no parque.
    Verbo: chamou (pretérito perfeito do indicativo)

  2. A borboleta tem asas coloridas.
    Verbo: tem (presente do indicativo)

  3. Paulo caiu da goiabeira.
    Verbo: caiu (pretérito perfeito do indicativo)

  4. O coelho pula no gramado.
    Verbo: pula (presente do indicativo)

  5. Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.
    Verbos: és (presente do indicativo) e conheces (presente do indicativo)

Como saber o que é verbo na frase?

Para identificar os verbos em uma frase, existem algumas estratégias que podem ser adotadas:

  1. Dicionário de verbos: Utilize um dicionário de verbos que pode ajudar na verificação de conjugação e uso.

  2. Análise morfológica: Estude a morfologia dos verbos e entenda as suas terminações. Verbos regulares, por exemplo, seguem padrões específicos de conjugação.

  3. Prática contínua: Quanto mais você praticar a leitura e a escrita, mais fácil será identificar os verbos nas frases.

Circule os verbos das frases abaixo 3° e 4° ano

Para os alunos do 3° e 4° ano, é interessante utilizar frases simples e diretas, onde os verbos sejam ações do dia a dia.

Atividade 1: Circule os verbos

  1. O cachorro corre no parque.
  2. Verbos: corre

  3. Mariana comeu uma maçã ontem.

  4. Verbos: comeu

  5. A professora explica a matéria.

  6. Verbos: explica

Atividade 2: Circule os verbos

  1. As crianças brincam no pátio.
  2. Verbos: brincam

  3. O sol brilha durante o dia.

  4. Verbos: brilha

Circule os verbos das frases abaixo

Agora, vamos aplicar as estratégias na prática e analisar algumas frases propostas.

Frases propostas:

  1. Papai me chamou para passear no parque.
  2. Circule o verbo: chamou
  3. Tempo verbal: Pretérito perfeito do indicativo.

  4. A borboleta tem asas coloridas.

  5. Circule o verbo: tem
  6. Tempo verbal: Presente do indicativo.

  7. Paulo caiu da goiabeira.

  8. Circule o verbo: caiu
  9. Tempo verbal: Pretérito perfeito do indicativo.

  10. O coelho pula no gramado.

  11. Circule o verbo: pula
  12. Tempo verbal: Presente do indicativo.

  13. Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.

  14. Circule os verbos: és, és, conheces
  15. Tempo verbal: Presente do indicativo.

Circule os verbos e escreva em que tempo estão

Para que os alunos aprendam a escrever sobre os tempos verbais, é uma boa prática fazer anotações sobre os verbos que encontraram nas frases.

  • Papai me chamou para passear no parque.
  • Verbo: chamou — Tempo: Pretérito perfeito do indicativo.

  • A borboleta tem asas coloridas.

  • Verbo: tem — Tempo: Presente do indicativo.

  • Paulo caiu da goiabeira.

  • Verbo: caiu — Tempo: Pretérito perfeito do indicativo.

  • O coelho pula no gramado.

  • Verbo: pula — Tempo: Presente do indicativo.

  • Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.

  • Verbos: és, és, conheces — Tempo: Presente do indicativo.

Conclusão

Aprender a identificar e circule os verbos em frases é uma habilidade fundamental para o domínio do português. A prática com frases simples pode ajudar os alunos a se familiarizarem com essa parte do discurso, facilitando a compreensão da estrutura das sentenças. O conhecimento dos tempos verbais também é essencial para uma comunicação clara e eficaz.

FAQ

1. O que são verbos?

Os verbos são palavras que expressam ações, estados ou ocorrências, fundamentais na construção de frases.

2. Como posso identificar um verbo em uma frase?

Leia a frase atentamente, procure por ações e identifique o sujeito da frase. Há também a observação da conjugação verbal que pode ajudar.

3. Quais são alguns dos principais tempos verbais?

Os principais tempos verbais incluem o presente, o pretérito perfeito, o pretérito imperfeito, e o futuro do presente.

Referências

  • CORPUS DO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • Gramática Normativa da Língua Portuguesa - Celso Cunha
  • Dicionário de Verbos

Este artigo foi elaborado visando facilitar a compreensão e a prática da identificação de verbos para crianças no contexto escolar, utilizando uma linguagem acessível e exemplos práticos.


Autor: Cidesp

Cidesp é blog de conteúdo na internet, um espaço dedicado a fornecer informações valiosas e atualizadas sobre uma ampla gama de tópicos. Desde tecnologia e desenvolvimento web até dicas de estilo de vida e bem-estar, nosso objetivo é oferecer artigos bem pesquisados e escritos de forma clara e envolvente. Cada post é cuidadosamente elaborado para garantir que nossos leitores obtenham insights práticos e relevantes que possam aplicar em suas vidas diárias.