10 Brincadeiras Para Fazer Com As Crianças Em Casa
Este artigo foi publicado pelo autor Cidesp em 04/09/2024 e atualizado em 04/09/2024. Encontra-se na categoria Artigos.
- Brincadeira 1: Caça ao Tesouro
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 2: Desafio de Mímica
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 3: Teatro de Fantoches
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 4: Jogo do Telefone Sem Fio
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 5: Pintura e Desenho
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 6: Jogo das Cores
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 7: Dança das Cadeiras
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 8: Construindo Fortes
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 9: Atividades de Culinária
- O que é?
- Como fazer?
- Brincadeira 10: Jogo da Memória
- O que é?
- Como fazer?
- Conclusão
- FAQ
- Quais são as 15 brincadeiras?
- Que brincadeira fazer com as crianças?
- Quais são as 20 brincadeiras?
- O que fazer para animar as crianças?
- Brincadeiras infantis simples
- Brincadeiras para crianças de 10 anos
- Sugestões de brincadeiras para educação infantil
- Brincadeiras para crianças de 8 anos
- Brincadeiras para crianças de 9 anos
- 100 brincadeiras antigas
- Brincadeiras divertidas
- Brincadeiras para crianças de 5 anos
- Referências
Brincar é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil e pode ser extremamente benéfico para as crianças. As brincadeiras ajudam a estimular a criatividade, a socialização e o aprendizado. Durante momentos em que as atividades ao ar livre são limitadas, como em dias chuvosos ou durante a pandemia, é importante ter uma variedade de brincadeiras para fazer em casa. Neste artigo, apresentaremos 10 brincadeiras que são simples, divertidas e envolventes para crianças de várias idades, incluindo sugestões que vão desde atividades educativas até jogos criativos que garantirão a diversão em família.
Brincadeira 1: Caça ao Tesouro
O que é?
A caça ao tesouro é uma atividade que combina diversão, exploração e resolução de problemas. É uma ótima maneira de fazer as crianças se moverem e pensarem ao mesmo tempo.
Como fazer?
- Crie pistas que levem a diferentes lugares dentro de casa.
- Esconda um pequeno prêmio, como um brinquedo ou uma guloseima, no local final.
- As crianças devem seguir as pistas para encontrar o tesouro escondido.
Brincadeira 2: Desafio de Mímica
O que é?
O desafio de mímica é um jogo que estimula a comunicação não-verbal e a imaginação das crianças.
Como fazer?
- Separe as crianças em equipes.
- Escolha palavras ou frases que elas devem interpretar apenas com gestos.
- As outras crianças devem adivinhar a palavra ou frase apresentada.
Brincadeira 3: Teatro de Fantoches
O que é?
O teatro de fantoches permite que as crianças sejam criativas enquanto encenam histórias e personagens.
Como fazer?
- Utilize meias ou sacos de papel para criar fantoches.
- As crianças podem inventar histórias e apresentar um pequeno espetáculo.
- Prepare um “palco” improvisado e convide a família para assistir.
Brincadeira 4: Jogo do Telefone Sem Fio
O que é?
Esse jogo é uma excelente opção para desenvolver a habilidade de escuta e a memória auditiva.
Como fazer?
- As crianças se sentam em círculo.
- Uma criança sussurra uma frase no ouvido da criança ao lado.
- A última criança diz em voz alta o que ela ouviu e as diferenças são frequentemente surpreendentes e engraçadas.
Brincadeira 5: Pintura e Desenho
O que é?
A pintura e o desenho estimulam a expressão artística e a criatividade.
Como fazer?
- Forneça papel, tintas, pincéis e outros materiais de arte.
- Defina um tema, como a natureza ou a família, ou deixe as crianças livres para criar o que quiserem.
- Depois, podem fazer uma “exposição” de suas obras.
Brincadeira 6: Jogo das Cores
O que é?
O jogo das cores é uma atividade simples que pode ser adaptada para diferentes idades.
Como fazer?
- Use objetos de casa ou brinquedos de diferentes cores.
- Peça para as crianças encontrarem três objetos de cada cor.
- Essa brincadeira também pode ser transformada em uma competição para ver quem encontra mais objetos rapidamente.
Brincadeira 7: Dança das Cadeiras
O que é?
Um clássico que nunca sai de moda, a dança das cadeiras é perfeita para gastar energia.
Como fazer?
- Arrume cadeiras em um círculo, com uma cadeira a menos do que o número de crianças.
- Toque uma música e deixe as crianças dançarem ao redor das cadeiras.
- Quando a música parar, elas devem sentar-se numa cadeira. A criança que ficar de pé sai da rodada. O jogo continua até sobrar uma criança.
Brincadeira 8: Construindo Fortes
O que é?
Construir fortes com almofadas e cobertores é uma atividade que fomenta a criatividade e o trabalho em equipe.
Como fazer?
- Reúna almofadas, cobertores e cadeiras.
- Deixe as crianças criarem seus próprios fortes.
- Depois que o forte estiver pronto, elas podem entrar e fazer um piquenique ou contar histórias.
Brincadeira 9: Atividades de Culinária
O que é?
Cozinhar pode ser uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre medidas e proporções, além de promover o trabalho em equipe.
Como fazer?
- Escolha uma receita simples, como biscoitos ou cupcakes.
- Deixe as crianças ajudarem em cada etapa, desde medir os ingredientes até misturar a massa.
- Ao final, todos poderão saborear o resultado do trabalho em equipe.
Brincadeira 10: Jogo da Memória
O que é?
Um jogo que desenvolve a memória e a concentração, sendo ideal para crianças de diversas idades.
Como fazer?
- Utilize cartas ou objetos do dia a dia que sejam iguais em pares.
- Espalhe os objetos virados para baixo.
- As crianças devem torcer para encontrar os pares, virando duas cartas de cada vez.
Conclusão
Estas 10 brincadeiras são apenas algumas das muitas maneiras de manter as crianças entretidas e estimuladas enquanto estão em casa. Cada uma delas pode ser adaptada conforme a faixa etária, interesse e número de crianças participantes. O importante é garantir que a diversão e o aprendizado estejam sempre presentes. Ao promover essas atividades, você estará contribuindo para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional delas, criando memórias valiosas em família.
FAQ
Quais são as 15 brincadeiras?
Além das mencionadas, algumas outras incluem: jogo da forca, quebra-cabeça, esconde-esconde, batalha naval, jogo da velha, entre outras.
Que brincadeira fazer com as crianças?
Atividades como pintura, cozinhar e jogos de tabuleiro são sempre boas opções, dependendo do gosto das crianças.
Quais são as 20 brincadeiras?
Além das 10 citadas, podemos incluir: corrida de obstáculos, jogo do lenço, bolinha de sabão, atividades com massinha, e jogos de equipe.
O que fazer para animar as crianças?
Mantenha um ambiente de brincadeira leve, surpreenda-as com pequenos desafios e sempre demonstre entusiasmo quando participar das atividades.
Brincadeiras infantis simples
Brincadeiras como pular corda, jogar peteca e brincar de pega-pega são muito simples e não requerem materiais complicados.
Brincadeiras para crianças de 10 anos
Jogos de tabuleiro complexos, desafios de vídeo games e esportes improvisados são ótimas opções para essa faixa etária.
Sugestões de brincadeiras para educação infantil
Atividades sensoriais, jogos de faz de conta e dramatizações são essenciais para as crianças pequenas, que ainda estão descobrindo o mundo.
Brincadeiras para crianças de 8 anos
Atividades que envolvem mais estratégia, como xadrez e caça ao tesouro, tendem a ser mais atrativas para essa idade.
Brincadeiras para crianças de 9 anos
Os jogos de equipe e as competições em grupos são bem aceitos nesta fase, pois promovem a interação social.
100 brincadeiras antigas
Brincadeiras antigas incluem amarelinha, pega-pega, esconde-esconde, entre outros. Essas atividades clássicas têm o poder de trazer nostalgia tanto para os adultos quanto para as crianças.
Brincadeiras divertidas
Brincadeiras que envolvem desafios, criatividade e o uso do corpo, como dança e esportes, sempre garantem diversão.
Brincadeiras para crianças de 5 anos
Para essa faixa etária, jogos simples que envolvem movimento e curiosidade, como brincar com blocos ou jogos de imitação, são ideais.
Referências
- Montessori, M. (2018). "A Mente da Criança".
- Piaget, J. (2000). "A Psicologia da Criança".
- Vygotsky, L. S. (2018). "A Formação Social da Mente".
- Ginsburg, K. R. (2007). "The Importance of Play in Promoting Healthy Child Development and Maintaining Strong Parent-Child Bonds".
Deixe um comentário